Orientações para envio de trabalhos para a III Jornada Caxiense do Luto – 2016

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DE RESUMOS

1. Quanto às autorias:
· Cada autor poderá inscrever dois trabalhos, como primeiro autor, independente da categoria e como co-autor dos demais, sem limitação de número. Cada trabalho deve conter no mínimo 1 (um) autor e no máximo 4 co-autores (total 5);
· Autor(es): nome e sobrenome escrito por extenso em letras maiúsculas na caixa específica. Exemplo: JOÃO DA SILVA;
· Instituição(ões) de origem: por extenso em letras maiúsculas na caixa específica. Exemplo: LUSPE INSTITUTO DE PSICOLOGIA.

2. Quanto ao tipo de produção:
Serão aceitos:
· Pesquisas concluídas que não tenham sido publicadas;
· Trabalhos sobre execução/resultados de pesquisas;
· Casos clínicos*;
*Consistem em relatos detalhados de um caso ou de um grupo de casos que tenham relação com processo de luto.
· Não serão aceitos trabalhos ainda em fase de projeto ou relato de caso sem evidência de contribuição à comunidade científica.

3. Quanto à formatação:
· Título: em maiúsculas, com no máximo 150 caracteres;
· Digitação em Word for Windows, versão 6.0 ou superior;
· Resumo: 200 a 400 palavras;
· Deve conter obrigatoriamente os ítens como: Objetivo; Metodologia; Resultados; Conclusão/considerações finais;
· Palavras-chave: no mínimo 3 e no máximo 6 que facilitem a localização do trabalho.
· Fonte: Arial – 11 com espaçamento 1½;
· Parágrafo único.

4. Quanto ao envio:
· O trabalho deverá ser inscrito e enviado através do e-mail jornadaluto2016@yahoo.com.br
· O autor principal deve informar seus dados pessoais.
· Em nenhum momento a equipe da Jornada do Luto poderá fazer quaisquer alterações nos trabalhos enviados.

5. Análise e aprovação
O comitê da 3ª Jornada Caxiense do Luto da Luspe Instituto de Psicologia fará a análise do material num prazo de até 30 dias. O resultado desta análise será Recusado ou Aprovado para Exibição em formato de Pôster conforme:
· Recusado: Este trabalho não atendeu as normas ou padrões de qualidade deste congresso e o mesmo não pode ser submetido novamente. Não é obrigação desta jornada emitir qualquer relatório, explicações de recusa ou sugestões de melhora.
· Aprovado para Exibição: o trabalho foi aprovado para exibição na Jornada do Luto na forma de pôster. O resultado da aprovação estará disponível a partir de 20 de outubro de 2016. O autor ou um dos co-autores terá o prazo de 15 dias a contar desta data para ter sua inscrição devidamente paga nesta Jornada do Luto e garantir a exibição do pôster. O trabalho deverá ser exposto na Jornada caxiense do Luto em forma de pôster segundo regras estabelecidas, sendo que este arquivo deverá ser enviado até o dia 10 de novembro de 2016 . Não haverá apresentação oral de pôsteres, apenas exibição na área destinada para visitação dos interessados.

REGRAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER

– Confecção do pôster:
O pôster será em formato impresso.

– Legibilidade e recursos:
· Utilizar os recursos disponíveis para o pôster para despertar o interesse do público;
· Organizar as unidades do pôster de forma lógica, ordenada de alto a baixo ou da esquerda para a direita;
· Numerar as unidades na ordem em que se desejar que sejam vistas, ou usar linhas de ligação para guiar o observador.

– No pôster deverá constar:
· O título do pôster, que deve, obrigatoriamente, ser idêntico ao título do artigo submetido no site do evento;
· Nomes dos autores (conforme submetido no site) negrito, centralizado, com entidade de filiação; abaixo do título;
· Dados do trabalho técnico (Introdução, Material & Métodos, Resultados & Discussão, e Conclusões): Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas; utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos possíveis.

– Recomendações:
· Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas, tabelas, equações, etc.) ocupem no máximo 40% da área total.
· Prepare um pôster que mostre a ideia essencial de seu trabalho, de forma didática, visando a divulgação científica.

6. Certificados e Premiação

– Certificados: · Os trabalhos aprovados receberão certificado de participação;
· Os 3 melhores trabalhos receberão certificado de premiação;
· Os certificados deverão ser retirados na secretaria do evento ao final do mesmo.

– Premiação:
Os três melhores trabalhos do evento serão premiados conforme descrição:
· 3° lugar: livros sobre luto
· 2° Lugar: Curso Breve sobre Luto – Luspe Instituto de Psicologia
· 1° Lugar: Curso de Formação em Luto – Luspe Instituto de Psicologia

Avisos:
• Trabalhos aceitos em que, pelo menos, um autor não efetivou sua inscrição no prazo de 07 dias e não confirmou a apresentação do mesmo serão descartados.
• O cancelamento da inscrição já efetuado por parte do(s) autor(es) segue as mesmas regras de desistência por parte dos participantes da Jornada do Luto.
• Parte-se do princípio que os autores seguem as condutas éticas previstas pela CONEP, e todos conflitos de interesse e apoios financeiros devem estar especificados no pôster.

Datas Importantes:
• de 15 de abril até 1º Outubro – envio dos trabalhos;
• a partir de 20 de Outubro de 2016 – envio dos aceites dos trabalhos;
• até 4 Novembro de 2016 – pagamento inscrições para apresentação dos trabalhos no evento;
• até 10 de Novembro de 2016 – envio do pôster eletrônico para apresentação no evento.

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