Missão e objetivos

Missão

Oferecer suporte psicológico, prevenção e cuidados nas transições bio-psico-sociais ao longo do ciclo vital.

Oferecer acolhida, amparo e orientações em situações de crise, emergências, lutos e perdas, afim de viabilizar, estimular, promover, resgatar a pulsão vital e as habilidades vinculares na manutenção dos laços que sustentam o sentido da vida e o reasseguramento do ser humano para a saúde física, mental e emocional. Criando e recriando acessos e recursos de abertura e fortalecimento frente às adversidades inerentes a vida na direção da resiliência humana.

 

Objetivos

Cuidar, amparar e proteger a vida humana utilizando todos os recursos possíveis relacionados a ciência psicológica, também instrumentalizando profissionais para o atendimento psicológico à pessoas, grupos e famílias em situações de transição, luto, perdas, crises e emergências.

Promover e difundir o conhecimento relacionado a luto e perdas estimulando a abertura para a acolhida e educação social na direção de uma mudança de olhar sobre o tema, que alcance transformar a possibilidade da dor solitária em laços de amparo e cuidado.

Disponibilizar atendimento a pessoas, grupos e famílias que enfrentam situações de luto e perdas, bem como, profissionais que lidam com risco, morte, separações e perdas em seu cotidiano de trabalho.

Oferecer consultoria institucional para profissionais que necessitem de treinamento e conhecimento para lidar com situações de crise, estresse, luto e perdas, assim como grupos de estudo e apoio a equipes considerando também abordagens de prevenção.

Oferecer suporte através de grupos de apoio a enlutados em comunidades e organizações.

Funcionar como Núcleo de Orientações ao público em geral sobre os temas: luto, separações, crises e perdas, através de palestras, cursos e work-shops.

Disponibilizar espaço de acolhida, orientações, informações, estudo e treinamento, como Centro Pastoral Urbano para situações de luto e perdas.

Educação corporativa; academia de líderes, gestores e RH. Conhecimento em resiliência organizacional, administração de conflitos, crises, transições (como aposentadoria, troca de lideranças e dirigências, regência corporativa), perdas, expatriação, migração e imigração, separação e cisões, falências, luto e emergências.

Instrumentalização, instauração, supervisão e acompanhamento para protocolos de luto e atendimento institucional, organizacional, hospitalar e escolar em emergências no enlutamento.